Trabalho sobre Civilizações e Culturas: indígenas e africanas

Olá alunos.
Seguem explicações e orientações sobre o trabalho
 
INTRODUÇÃO: Fale sobre o objetivo do trabalho e sobre as etapas de desenvolvimento do trabalho. A introdução costuma ser a última parte a ser feita do trabalho. Nela você deve colocar apenas uma breve descrição sobre o tema que será abordado, sem entrar em detalhes, sem grandes explicações.
  • Não use gírias ou linguagem muito informal
  •  Não tente ser sofisticado e escrever “difícil”, utilizando vocabulário pouco comum.
  • Seja claro e objetivo
DESENVOLVIMENTO: O desenvolvimento corresponde à parte principal do trabalho na qual se faz a exposição ordenada e minuciosa do assunto; pode ser dividida em seções e subseções; compreende a contextualização do tema e abrange:
  • Expor os conceitos que fundamentam o trabalho, podendo constituir um ou vários capítulos.
  • Os métodos e procedimentos utilizados para coleta de dados: é a descrição da metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho, os procedimentos adotados nas etapas do trabalho no que se referem ao diagnóstico e/ou estudo de caso.
  • A apresentação e análise dos dados.
CONCLUSÃO: A idéia é concluir o que se foi dito. Parece óbvio, mas é como se você fosse resumir. Uma boa conclusão se encaixa perfeitamente com a introdução, de modo que se você ler as duas parecerá que a conclusão é a continuação da introdução.
Releia todo o seu trabalho e resuma.
  • Lembre-se que conclusão e introdução são pessoais. Se você tirou de algum outro lugar seu professor perceberá.
  • As conclusões e/ou considerações finais: referem-se aos dados e resultados encontrados, compreendem o fechamento do trabalho com as indicações e/ou recomendações.
 Lembretes:
  1. Este trabalho foi proposto antes da greve.
  2. Os temas e as divisões dos grupos já foram estabelecidas (grupos de no máximo 5).
  3. O trabalho deverá ser manuscrito.
  4. Faça em papel almaço ou ofício.
  5. Como sugestão (e não como obrigação), segue um modelo de trabalho: 17623180-Modelo-Trabalho-Escolar

17 thoughts on “Trabalho sobre Civilizações e Culturas: indígenas e africanas

  1. Carolina , assim como lhe perguntei sobre o dicionario historico, gostaria de saber se terei de fazer este trabalho tambem.
    Porfavor seja objetiva: sim ou não , pois você disse que teria de olhar com a nova professora sobre minhas notas mas não disse se eu teria de fazer o dicionário.

    • Olá Isabela

      Esta é uma questão que você resolverá com sua nova professora! Se você mudou de turno, terá novos professores, novos trabalhos e uma nova divisão de pontos. Estes critérios e atividades estabelecidos no meu blog são para os alunos da tarde (das turmas 1AT a 1IT). Se você não é mais destas turmas não terá que fazer estas atividades. Então, o dicionário histórico você não terá que fazer, apesar de achar que deveria, para aproveitar seu tempo ocioso no período da greve. Entendeu? Fui objetiva?

      • Muito obrigado , e por via das dúvidas então , farei o dicionario historico .

        Abraço.

  2. Carolina, aqui estou com um probleminha aqui. Por que tô sem contato com o meu grupo, e também ja aproveitando que estou aqui o dicionario também é pra fazer né? o dicionario a parte escrita do Trabalho, mas ea apresentação? Por favor, responde ai porque tô ficando perdidinho…

    • A entrega do trabalho será em uma data marcada após o fim da greve. Tente contato com seus colegas e comece a pesquisar, mas darei um tempo para realizarem o trabalho.
      O dicionário histórico é para fazer, sim.

      Abraço.

  3. Carolina, meu grupo foi um dos primeiros a se apresentar e entregar a parte escrita por isso estou confusa, a gente terá que entregar outra parte escrita?
    Obrigada

  4. Esse trabalho é aquele sobre incas, maias, tribos indígenas, africanas, etc que tinham as apresentações? Se for, os grupos que já apresentaram antes da greve devem fazer este trabalho novamente ou não? Obrigada

  5. Professora…
    eu estou tendo dificuldades em encontrar informações sobre a cultura do antigo reino do congo, encontrei pouquíssimas coisas, tudo bem se eu colocar menas coisas sobre ela (cultura) ????
    abraço …

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s